nas nuvens

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/16/Injector_Giffard-02.jpg

creio que é o primeiro post que escrevo em português :) ontem apresentámos a nossa proposta para uma residência artística na nuvem.tk a ideia era formalizar a nossa colaboração com a UFRRJ no desenvolvimento do sistema de rega de baixo custo, conhecer a nuvem e poder contribuir para um projecto que busca uma harmonia entre humanos e biosfera e obviamente hihihi poder voltar a participar num interactivos! trabalhar com gente nova e que sabe mais de “outras coisas” :) a nossa proposta é por um lado ligar o sistema de rega a uma placa de refarm para que possamos recolher dados e enviar-los aos nossos servidores e por outro lado desenvolver componentes específicos (uma torneira) de codigo aberto.

olhando para o sistema UFRRJ há 3 componentes que são difíceis de encontrar globalmente ou que diferem radicalmente de cidade em cidade. outros não :) por exemplo o presostato é um componente global. em todas as cidades que fomos sempre encontrámos máquinas de lavar a roupa donde era possível retirar o presostato e de regular os mecanismos internos para que funcione com a pressão requerida 1KPa. no caso da electro-valvula/torneira/mecanismo-de-fechar-um-circuito-de-agua não conseguimos encontrar uma fonte regular deste componente nas cidades. primeiro porque genética de refarm: como fazemos oficinas não trabalhamos com altas voltagens e as valvulas que mais encontramos são as das maquinas de lavar roupa/louça. estas são todas a 110-220V ac. a voltagem comportável para trabalhar com todas as idades é entre 3-5V dc.

segundo porque não encontramos frequentemente electro-valvulas de baixa voltagem.. há umas numas impressoras profissionais, outras numas máquinas de café, outras na nautica, mas não é um componente comum a nivel global. esta é a nossa proposta concreta para a nuvem, desenvolver uma “e-torneira” para ser reproduzida localmente com uma impressora 3D.

o outro componente intrigante é o sensor de cerâmica. este componente tem muitos desafios pela frente antes de chegar a ser um objecto que possa ser reproduzido segundo as matérias primas disponíveis nas cidades.

só 5 propostas serão aceites, cruzem dedos :)

Esta entrada se publicó en refarm, rio de janeiro y está etiquetada con , , , , en por .

Acerca de hernani

is a designer and early became interested in 3 things: drawing, assemble / disassemble mechanisms and spelunking. studied analytic photography, design and graphic arts. worked as a designer in Tomar where he started his own studio. lived 3 years in Porto before went to Lisbon working on some well knowned advertising agencies. in 2006 moves to barcelona, by love. also gets involved with ecodesign and later with electronics and physical computing. was a founding partner, graphic designer, creative director and production manager. has won several awards of design, marketing and creativity. now he is a eco-designer and media artist focused on bringing the unknown beauty of nature to humans.